quinta-feira, 29 de maio de 2008

Pensando o Brasil

Recentemente escrevi neste blog sobre a “A importância da educação formal de qualidade para todos” (ver artigo).
Neste artigo tratei das diferenças sociais, culturais e educacionais na sociedade brasileira. Citei que o que diferencia um brasileiro do outro é a qualidade da educação a que cada um tem acesso.
No último artigo que escrevi “Mídia e Sensacionalismo” falei que o governo Lula fez algumas mudanças na estrutura das instituições brasileiras, porém sem remodelar a educação.
Retrato do Brasil:
O Brasil é um país extremamente injusto: sua riqueza está concentrada nas mãos de poucos, daqueles que exploram, roubam e ignoram a miséria da maioria.
Um país corrupto. Um país que não promove educação de qualidade, que não cuida da saúde do povo. Somos um povo a procura de dignidade.
Paradoxalmente, o Brasil já é considerado um país desenvolvido; e logo será um país rico.
No Brasil não devia haver crianças nas ruas das grandes cidades; não devia haver um nordeste pobre e subdesenvolvido com pais que se humilham e se vendem nas eleições para sustentarem suas famílias.
Vivemos 21 anos de Ditadura Militar em que a educação foi ignorada (para o regime militar o analfabetismo era conveniente).
A educação continua sendo ignorada.
As mudanças estruturais do governo Lula representam muito pouco. O Brasil precisa de muito mais. O programa fome zero dos governos FHC e Lula é paliativo.
Lula, todavia, faz muito se comparado aos governos militares, e aos governos pragmáticos que se seguiram.
Mas como fazer o “muito mais” sem ser destronado pela mídia? Como fazê-lo com uma oposição que só quer atrapalhar com objetivo de se tornar governo? Como fazê-lo com um povo que não sabe votar, um povo que se vende, um povo que não teve educação de qualidade, um povo subserviente? Com estudantes que não querem nada?
O povo que vende seu voto não é culpado. Não tem consciência crítica, pois não recebeu educação adequada. É um povo que vive, miseravelmente, sem cidadania.
Os corruptos deste país são os responsáveis pela miséria do povo, pelo subdesenvolvimento do Nordeste, pelo analfabetismo, pela Ditadura Militar, etc.
O Brasil já devia ser rico e desenvolvido faz tempo. O Brasil já devia ser um sonho realizado: um país de iguais (cfe artigo “A importância de educação formal de qualidade para todos”).
O Brasil é um país por se fazer; que não se fará sem uma remodelação da educação, e sem intervenção política na economia em prol da justiça social.

Nenhum comentário: